Fachadas em ACM, o que são ?
Fachadas em acm, para falar sobre, vamos entender o termo. A sigla ACM vem do termo “aluminium composite material”, ou em nosso idioma: Material de alumínio composto. É comercializado em dois formatos de placas que por padrão medem 500x122cm e 500x150cm. Com espessuras de 3 e 4mm proporciona flexibilidade e versatilidade aos seus manipuladores, isto significa que nas mãos de bons profissionais tornam-se verdadeiras obras de arte arquitetônicas. É um material com excelente padrão de qualidade e com inúmeros atrativos, pois sua desenvoltura possibilita sua utilização tanto externa como internamente, veja:
Uso do ACM Externo:
- Fachadas;
- Revestimento de sobrados e edifícios;
- Placas;
- Totens;
- Painéis luminosos;
- Portões;
- Letras caixa…
Uso do ACM Interno:
- Móveis;
- Painéis decorativos para TV’s;
- Portas;
- Bancadas…
Como é feita uma Fachada em ACM?
As fachadas em acm são montadas com a ajuda de alguns insumos indispensáveis. Em primeiro lugar a alvenaria (externamente falando) precisa ser adequadamente nivelada, e isto acontece com a ajuda de pinos ou tubos de METALON (material metálico). Este metalon precisa ser galvanizado (não enferruja), pois se ele oxidar pode causar o desligamento dele das placas de acm, causando um grande estrago na sua fachada. Frisamos esta parte pelo motivo de algumas empresas cobrarem mais barato no trabalho sem mencionar que o material que estão usando é de má qualidade. Após o nivelamento base (esqueleto de metalon) estar bem fixado na alvenaria, é a vez das chapas de acm entrarem em ação…
Fixação das chapas em ACM
As chapas de acm precisam ser manuseadas por profissionais para evitar ranhuras e danos maiores ao material, que por sinal é bem delicado. Elas são usinadas através de tupias e maquinários adequados para a ideal profundidade dos frisos, para evitar que na hora em que as dobras ocorram elas não venham a quebrar. Assim são formados módulos em estilo bandeja, como gostamos de chamar, estas bandejas podem ter a espessura que o projeto exigir, em formato redondo, ondulado e retangulares em geral. Elas são incorporadas ao esqueleto de metal através de fita dupla-face (este é o método mais comum, porém é necessário que seja executado com o auxilio de um produto químico, ao qual chamamos de PRIMER). Este produto faz com que ocorra uma reação química entre a fita (que precisa ser de boa qualidade “3M é a mais indicada”). Trazendo um grande nível de fixação entre as partes. A segurança precisa liderar o topo das preocupações! Assim como a fachada pode te trazer inúmeros benefícios, a queda da mesma pode trazer danos ao seu comércio de iguais proporções.
Devo ou não obter uma fachada em ACM?
O importante é que você saiba que a fachada em acm é um obra arquitetônica. Devido a tal circunstância, é necessário o máximo de qualidade e segurança! E isto não limita as possibilidade de um alto nível de padrão e estética que o acm proporciona. O acm foi super bem aceito em todo padrão mercadológico, pessoas literalmente salvaram sua loja do fracasso com tal investimento. As perguntas a serem feitas são: Que empresa contratar para fazer a minha fachada? como é o acabamento desse pessoal? e suas prioridades, visam minha segurança e dos meus clientes? O preço está de acordo com o material de alta qualidade? Enfim, nós da Ponto Visual, não escondemos nada de você cliente. Nossa troca é justa e agrega valores a ambas as partes, pois nosso crescimento depende de você. A Sua satisfação é a nossa vitória. Conta com a Ponto!